2005-02-10

 

Evangélicos diabólicos

Na Roma antiga, os primeiros Cristãos não foram lançados às feras porque estavam de alguma maneira a revolucionar o pensamento romano. Não, foi por serem uns gandesíssimos chatos evangélicos que anseiam pelo fim do Mundo para passarem para outra. Mas porquê que não deixam este Mundo para nós que gostamos dele? Em vez de tentarem forçar a lei da Física à lei do Texto, porque não se preocupam antes com a geografia do paraíso ou a bioquímica do êxtase?

Por isso é que mesmo sendo agnóstico (ou "revelation-challenged"), tenho um grande apreço pela religião católica actual e a figura deste Papa. É que dois mil anos de pensamento teológico levaram a muitas conclusões profundas que os evangélicos ignoram:

Aliás, é interessante notar que o pensamento fundamentalista evangélico leva a uma blasfémia profunda. Quando os "Christ-nuts" enveredam pela sua interpretação literal dos Genesis para atacar a Selecção Natural de Darwin, para defender o geocentrismo (!!!) e para atacar o que sabemos da idade do Universo e do Planeta Terra, não lhes resta se não explicar certas inconveniências, como fósseis de centenas de milhar de anos, dizendo que foram lá "postas" para "testar" a fé. Ora, confundir é o papel do Diabo -- Diabólico é o contrário de Simbólico. Se Deus permitiu, mais, se criou uma Ordem Natural tão profundamente confusa, então tem que ser um Deus Diabólico, o que óbviamente é uma grande blasfémia.

Por estas e por outras o Papa aceitou a Selecção Natural como teoria científica sem refutação factual, tal como o a Astronomia moderna. Quando os evangélicos vos baterem à porta, tirem-nos do caminho diabólico (isto é, de confusão) em que se encontram. Digam simplesmente que para bem deles têm que ler São Tomás Aquinas e, já agora, o seguinte livro:

Russell, R. J., Stoeger, W. R., and Ayala, F. J., eds. Evolutionary and Molecular Biology – Scientific Perspectives on Divine Action, Vatican Observatory Publication, 1998. Papers from a conference in 1996 sponsored jointly by the Vatican and the Center for Theology and the Natural Sciences, Berkeley, California.

Comments:
desculpe estar a "envadir" a sua pagina mas eu sou evangelica e senti-me um bocado ofendida... que cristao e voce que critica os seus irmaos?? nos apenas louvamos a Deus como a biblia ensina... e nao inventamos coisas, tipo santos... e tipo o facto de Maria ser a nossa eterna intercessora, Jesus Cristo diz perfeitamente que ele e o caminho da vida!!! na que a Sua mae intercedera por nos... Porque e que os catolicos adoram santos e prestam lhes culto quando o primeiro mandamento de Deus e: amar a Deus e adora-Lo acima de todas as coisaS? porque os catolicos se prostam diante de imagens de Cristo e de santos... se Deus diz para na o fazermos e para nao lhes prestarmos culto?? Eu sei que cada voce tem a sua opiniao, mas eu tambem tenho a minha... e eu nao estou a faxer isto para o ofender, muito pelo contrario!!!eu so lhe quero mostrar a verdade... nao estou a tenta-lo afastar da igreja catolica porque eu tambem ja fui catolica e nada da igreja me tocava... agora sim eu estou feliz e firme no Pai!!! eu quero o bem de todos os meus irmaos... apesar de muitos deles me fazerem sofrer e acredita que a maior parte deles sao catolicos... Deus o abencoe!!!! eu vou orar por voce
 
j
 

Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


 

Hang Outs
archives