2005-01-17

 

Propriedade privada

O Macguffin diz "...a própria autonomia de facto de que gozou, e goza, a Autoridade Palestiniana sobre um território que, não sendo um Estado, só não administra se não quiser."

Eu até concordo com o essencial deste post do Macguffin (é verdade!), mas esta da Palestina ser essencialmente um território autónomo que só não é bem administrado porque a Autoridade Palestiniana não quer, é um exagero, para não dizer um insulto! Se fosse só o não poder administrar o seu espaço aéreo ou os seus portos, o MacGuffin ainda teria razão. Mas que raio de autonomia é aquela em que a suposta Autoridade nem sequer pode defender os seus pseudo-cidadãos do roubo de propriedade privada!? Então Israel cria, a seu belo prazer, os seus colonatos no topo dos montes de quintas privadas de Palestinianos. Que autonomia tem a Autoridade Palestiniana para evitar ou processar nos seus próprios tribunais esse roubo? Até os Herodes tiveram maior autonomia sob o Império Romano do que a Autoridade Palestiniana tem sob domínio Israelita actual.

Já agora, nunca percebi bem porquê que na imprensa de língua Inglesa, as quintas de Palestinianos são ocupadas por “settlers” (para fazer “colonatos”) e as quintas de brancos no Zimbabwe são ocupadas por “squatters”... Não é tudo roubo de propriedade privada?

Comments:

Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


 

Hang Outs
archives