2006-12-12

 

Evidência

Mas afinal, meu caro zero, o quê que Kofi Annan disse que estava errado? Concretamente? Todos estes sites de right-wing pundits não respondem no concreto. Apenas lançam os habituais ataques ad hominem. O tal escândalo financeiro que no final envolve mais as corporações de várias nações do que se pensava de início... Darfur e Rwanda, como se Annan tivesse a capacidade de lá enviar homens sem as nações representadas na ONU o quererem. Em última análise, o presidente da ONU só lá está para mediar, envolver, e gerir. Cabe às nações, principalmente as mais desenvolvidas, estabelecer a política da ONU.

Nada do que Annan disse sobre a política Bush está errado. O que está errado, profundamente errado, é a política desta administração. Aqui nos EUA, nada disso está já em causa para a grande maioria dos americanos. O que está em causa é como sair dos buracos em que ele meteu o país.

Houve uma altura em que culpar a ONU era engraçado e dava votos. Agora não. Os Americanos finalmente já sabem que no que diz respeito ao Iraque, por examplo, quem teve toda a razão foram Hans Blix e Kofi Annan, e não Cheney e Bush. Podem tentar sabotar a imagem de Annan à vontade, mas o estado das coisas é evidente---e é esta evidência que passará à história.




Comments:

Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?