2010-08-03

 

Rede social, baby

Inês Pedrosa em "O livro dos rostos" diz que não entra "numa coisa que nem sequer consegue ter um nome na minha língua". Ficamos a saber que não anda da automóvel ou autocarro (Volkswagen, BMW, Smart, Citroen, Ford, Volvo, Toyota, Honda...), não usa computadores (Apple, Sony, Dell, Microsoft, Word, Photoshop, Internet, Web...), não anda de avião (Boeing, Airbus,...), não usa telemóvel (Nokia, iPhone, android, Motorolla,...), etc, etc.

Minha senhora, Facebook é uma marca como estas todas que refiro; o nome da coisa, do conceito, em Português é rede social. Assim com os automóveis e computadores têm geralmente nome de conceito em Português e marcas nas linguas que os inventaram, também é esta a relação entre rede social e Facebook.

Realmente, é a isto que estão reduzidos os velhos e velhas do restelo: traduzir nomes de marcas. Vá lá então usar o seu Maçã na Interrede, e na Teia de Mundo Inteiro, talvez guiando o seu Carro do Povo...

Já agora, para mim o Facebook é muito útil para manter o contacto com a família e amigos quando estamos do outro lado do Atlântico.



Comments:

Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?